Vacina Contra Influenza B

A Vacina contra a Influenza B é uma vacina inativada, então não tem como causar a doença. Nesse sentido, sua fórmula contém proteínas de diferentes cepas do vírus Influenza, por isso, tem versões novas atualizadas anualmente.

A influenza B é uma infecção viral que afeta os pulmões e as vias respiratórias. Causada por um vírus RNA de fita dupla. Dessa forma, o vírus infecta pessoas de todas as idades, mas atinge crianças menores de 5 anos. Contudo, a infecção pode ser grave e levar à hospitalização, especialmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com doenças crônicas.

A doença causa sintomas semelhantes à gripe, incluindo febre, tosse, dor de garganta e corpo dolorido.  Assim como, algumas pessoas tem diarreia ou vómitos. Em geral, o tempo de recuperação da infecção é dentro de uma semana. Porém, complicações graves, como pneumonia ou encefalite (inflamação do cérebro) ocorrem.

dr-essencial-vacinacao-gripe-influenza-

Esquema de Doses

• Para crianças entre 6 meses e 8 anos de idade: duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo de um mês e dose única nos anos seguintes;

• A partir de 9 anos: dose única anual;

• Para menores de 3 anos, no sistema público, o volume a ser aplicado em cada dose é de 0,25 mL. Porém, para as vacinas quadrivalentes disponíveis no sistema privado, o volume de cada dose é de 0,5 ml em qualquer idade;

• Em situação epidemiológica de risco, como surtos ou aumento da circulação do vírus influenza fora da temporada da gripe (outono e inverno), considera-se uma segunda dose no mesmo ano para os seguintes grupos: idosos, imunodeprimidos e pacientes com doenças crônicas que prejudicam a resposta à vacina e aumentam as chances de quadros graves (diabéticos, pneumopatas, cardiopatas, entre outros). O intervalo em relação à dose anual é de três meses;

• Caso a composição da vacina for concordante com os vírus circulantes, a vacina utilizada na última temporada no Hemisfério Norte poderá ser recomendada aos viajantes internacionais e brasileiros residentes nos estados do Norte do país, no período de pré temporada de influenza.

Indicação

• A partir do 6 meses de idade qualquer pessoa pode tomar, principalmente os que correm maior risco para infecções respiratórias.

Contraindicação

• Pessoas com alergia grave (anafilaxia), a algum componente da vacina ou dose anterior.

Clique aqui e agende sua Vacina contra a Influenza B na Dr. Essencial.